Entenda o que é o Pensamento Sistêmico

“Qualquer coisa é perfeita em relação aos ingredientes”

O pensamento sistêmico é uma postura, uma nova forma de olhar para a vida e suas relações. Um olhar amplo e atento para as questões, dificuldades, conflitos observando os contextos com empatia, liberando o julgamento.

Por meio do pensamento sistêmico é possível observar como o ser humano funciona e se conecta individualmente e nas diversas relações dentro dos diversos sistemas ao qual está inserido. Como afetamos e somos afetados em decorrência do ambiente que vivemos.

A partir disto, podemos observar que as relações funcionam de forma diferente com cada pessoa. Deixamos de generalizar ou distorcer o entendimento a partir de nossos filtros de percepção e podemos observar que o que acontece tem relação diferente com cada indivíduo em decorrência do tempo, época histórica, contexto familiar, influências sociais, mídias, países de origem, entre outros.

Sendo assim, segundo nossa querida mestre Cornélia “tudo é perfeito em relação ao ingredientes e modo de preparo”, ou seja, depende dos contextos e em relação a que ou quem isso acontece desta forma.

Cada sistema também possuem as chamadas “regras do jogo”, que conscientes ou inconscientes que conduzem o funcionamento de um sistema, seja familiar, uma empresa, associação, um país, uma religião.

E estas regras trazem ao grupo um sentido de pertencimento, se sigo as regras pertenço, ainda que não sejam mais uteis ao contexto atual, se não sigo “sou o patinho feio”, excluído, rejeitado e sentindo assim a pessoa pode não se conectar com a vida.

Podemos pensar em exemplos simples como o que acontece com pessoas de culturas tradicionais que se casam com pessoas de outros países ou religiões. Filhos que não seguem a profissão do pais, pessoas que são forçadas a saírem de seus países de origem para enfrentar o desconhecido.

Tudo há no fundo benefícios e consequências de tomar ou não determinada atitude, e essas ações podem ser movidas inconscientemente pelos nossos contextos e influências de nossos sistemas.

Vivemos grande parte do dia e da vida como sonâmbulos, no piloto automático, repetindo os mesmo padrões e dificuldades, reclamando da falta de dinheiro, saúde, oportunidade, sucesso profissional e nos relacionamentos, mas o que fazemos para mudar esta situação?  Passamos a colocar a culpa nos “outros” e no “sistema” e concentramos energia em mudá-los, ao invés de pensar em como “eu” ou “nós” podemos mudar em benefício de todos dentro do sistema.

Neste sentido, <strong>a ferramenta de Constelação Familiar ou visualização sistêmica</strong> possibilitam a ampliação de consciência para entender as relações, possíveis conflitos e desordens do sistema como uma forma de avançar para dar os próximos passos.

Embora saibamos que os campos de informação acessados e observados possam gerar alterações significativas no sistema, é importante que o observador (cliente) também assuma a responsabilidade no processo de mudança, estabelecendo algumas ações, pequenos passos, que possam impulsioná-lo para uma mudança de padrão mental e comportamental que o levem ao bom resultado.

“Saber e não fazer é o mesmo que não saber.”

Fabiana Quezada

Fundadora e desenvolvedora da SBDSIS | Advogada | Meta-coach
Consultora Sistêmica | Mediadora Consteladora…

Quer saber como você pode se comunicar melhor com profissionais do mesmo ramo de atividade e também com seus clientes?

PREENCHA ABAIXO E VEJA O QUE PREPAREI PARA VOCÊ!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Copyright © 2018 - 2021 Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico

:: Todos os direitos reservados ::