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15/01/2019
Autora: Fabiana Quezada
Para ter uma melhor qualidade de vida e poder desempenhar a profissão com mais satisfação e melhores resultados, o autoconhecimento e o desenvolvimento de capacidades, habilidades e novas atitudes, o chamado CHA, é muito importante. E para o advogado não é diferente.
Em muitos de meus atendimentos os advogados reclamam da profissão, que não sabem o que querem, nem como. Ou quando sabem, não sabem como alcançar. Imagine que você é um advogado que está vivendo alguns destes “dramas”:
– Atua todas as áreas e não sabe qual tem mais aptidão;
– Está desmotivado e constantemente se vê perdido, não sabe se realmente é a profissão certa;
– Reclama o tempo todo dos clientes, colegas de trabalho;
– Tem dificuldades de relacionamento;
– Não entende seu papel, nem seu lugar, não se sente pertencente
– Se sente desvalorizado pelo sistema
– Não consegue cobrar seus honorários, sente que não há equilíbrio entre dar e receber
– Se sente estressado, deprimido
Todos estes fatores fazem parte de um conjunto de comportamentos e crenças que cada um experimenta de forma diferente diante do seus contextos e de suas experiências. E para ter resultados diferentes podemos citar alguns passos para o
autoconhecimento:
1. Estado de abertura à mudança: O que significa para você mudança? Quais crenças você terá que abandonar? Você está disposto a pagar o preço?
2. Estado de Presença e Centramento: Em qual tempo você está vivendo presente, passado ou futuro? Você está consciente do que está fazendo? Quando está atendendo um cliente você está realmente presente e atento ou está pensando nos prazos, na família, etc?
3. Desenvolver uma escuta ativa: Você acredita que já sabe o que o cliente vai dizer?você escuta ou apenas ouve algumas partes do que o cliente está contando?
4. Comunicação eficaz: Você conhece seu perfil de comportamento, sua linguagem ou sistemas representacionais? Então como quer entender o outro?
5. Rapport e Empatia: Como você estabelece confiança com seu cliente? Qual seu grau de empatia?
6. Autoliderança: Você sabe estabelecer seus próprias metas e as cumpre?
7. Inteligência Emocional: Quais emoções te comandam? Você sabe gerenciar suas emoções quando está diante de uma situação de conflito?
8. Entender seu papel: Qual é o seu papel dentro da sua profissão, do seu escritório?
9. Significado x Performance: Por que e Para que você faz o que faz? Qual significado da sua profissão e de que forma você desempenha seu trabalho?
Todas estas perguntas podem trazer um certo desconforto, afinal não estamos acostumados a respondê-las, mas te levam a reflexões que podem transformar sua forma de a sua vida e profissão.
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Fabiana Quezada
Fundadora e desenvolvedora da SBDSIS | Advogada | Meta-coach
Consultora Sistêmica | Mediadora Consteladora…
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