A Única Certeza da Vida é a Mudança

26/02/2019

A Constelação Sistêmica, assim como outras abordagens, facilita para que o cliente amplie sua consciência sobre as questões que lhe trazem dificuldades, como padrões repetidos e crenças do sistema familiar, para que a partir desta observação possa dar um passo em direção à mudança.

No entanto, é comum as pessoas procurarem a Constelação dizendo “meu marido ou minha mãe, ou meu pai, precisa urgentemente fazer isso”, “meu filho tem problemas ele precisa muito fazer”, “eu quero que meu marido faça para ele me entender.”

Vejo que as pessoas tem resistência para mudar e acreditam que se o outro mudar vão conseguir resolver suas dificuldades pessoais, emocionais, de relacionamento, financeira. Transferem a sua própria responsabilidade culpando os outros e ao mesmo tempo se colocando no lugar de vítimas da situação.

Parte do nosso trabalho é facilitar o entendimento do cliente de que a mudança parte de dentro para fora, e que o significado vem de dentro de cada um. Se temos experiências difíceis elas começam a ser experimentadas no mundo interior, nos pensamentos, sentimentos, crenças, nas interpretações sobre os fatos que acontecem na vida do cliente.

Costumo dizer que “mudar dói”, por isso é mais fácil achar que o outro precisa olhar para dentro, ser mais humilde, reconhecer suas limitações, quebrar suas crenças limitantes, gerar novos comportamentos, uma lista imensa do que o outro precisa.

Então pergunto: “e você o que quer que seja diferente?”; “para o que não quer olhar?”; “o que você sente em relação ao outro, que faz você acreditar que ele precisa mudar?”

Diante daquilo que você quer mudar, qual seria um pequeno passo que dependa apenas de você?  

Fabiana Quezada

Fabiana Quezada

Fundadora e desenvolvedora da SBDSIS | Advogada | Meta-coach
Consultora Sistêmica | Mediadora Consteladora…

Quer saber como você pode se comunicar melhor com profissionais do mesmo ramo de atividade e também com seus clientes?

PREENCHA ABAIXO E VEJA O QUE PREPAREI PARA VOCÊ!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Copyright © 2018 - 2021 Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico

:: Todos os direitos reservados ::