LOGO-BLOG-SBDSIS-02

Quer saber como você pode se comunicar melhor com profissionais do mesmo ramo de atividade e também com seus clientes?

PREENCHA ABAIXO E VEJA O QUE PREPAREI PARA VOCÊ!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

A emoção nos litígios

19/08/2019

Litígios acontecem quando a relação está desequilibrada e o diálogo entre as partes não é possível ao ponto de entendimento sem intermediação.

As partes buscam uma solução e ‘equilíbrio’ (símbolo do direito, inclusive), portanto podemos dizer que a restauração do equilíbrio traz o conceito intrínseco de integridade e porque não falar em cura emocional das pessoas envolvidas naquele problema. .

Não podemos esquecer que somos seres relacionais e onde colocamos nossa atenção, nosso querer, inevitavelmente levaremos nossas emoções.

Um litígio é antes de tudo um desequilíbrio emocional de cada parte com relação a outra na discordância do que seria a solução.

Cada ser humano cresce em um contexto diferente e vai construindo seus conceitos e verdades internas ao longo da vida com as situações que experimenta.

Basta refletir que para cada pessoa, uma determinada palavra pode significar algo totalmente diferente e em uma conversa quando alguém profere “A” a outra pessoa pode entender “aA” e daí já concluir algo oposto da intenção do interlocutor.

Tudo vinculado a algum sentimento, emoção, conceito que pode remeter a raízes e histórias únicas e íntimas de família que nada tenham a ver ou contradizem com a visão do outro.

Por tudo isso, em nenhuma área e muito menos na jurídica, podemos esquecer que lidamos com seres humanos e não somente com papeis, processo, números, protocolos.

Eis a importância do Direito Sistêmico e toda e qualquer ferramenta que auxilia a boa e verdadeira comunicação, como também o entendimento do funcionamento do ser humano e suas inter-relações.

*Claro que o Direito Sistêmico amplia qual seria o objetivo do direito, pois não seria apenas a prestação da tutela jurisdicional e tampouco uma legalidade injusta, por isso o estudo é tão profundo, desafiador e incrível.

Marisa Avila – advogada, Formada em Pensamento Sistêmico no Direito pela SBDSIS – SP.


Fabiana-Quezada-001

Fabiana Quezada

Fundadora e desenvolvedora da SBDSIS | Advogada | Meta-coach
Consultora Sistêmica | Mediadora Consteladora…

Continue lendo »

Buscar no Blog

Quer saber como você pode se comunicar melhor com profissionais do mesmo ramo de atividade e também com seus clientes?

PREENCHA ABAIXO E VEJA O QUE PREPAREI PARA VOCÊ!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

SBDSIS-Site01

Copyright © 2018 Sociedade Brasileira de Direito Sistêmico
:: Todos os direitos reservados ::
Desenvolvido por: Wagner Trinca Consultoria em Marketing Digital